terça-feira, 23 de março de 2010

Plano de Ensino Dança no espaço escolar

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Educação
Departamento de Estudos Especializados em Educação

Disciplina: EED 5225. Dança no Espaço Escolar. Carga horária: 72hs. Semestre 2008.1
Prof. Ida Mara Freire

Plano de Ensino
Ementa: A dança e a formação de professores. O ensino da dança na comunidade, na escola pública e no ensino superior. Apreciação da Dança. Os sistemas da dança moderna e contemporânea. Vídeo-dança.

Objetivos:
Proporcionar as estudantes experiência com a dança.
Vivenciar a dança como jornada existencial.
Conhecer sistemas da dança contemporânea.
Introduzir o vídeo-dança.

Conteúdo Programático
Módulo I: A dança e a formação de professores: Jornadas

Módulo II: Apreciação da dança: Observar, Executar e Criar

Módulo III: Sistemas em Dança:
Rudolf Von Laban: a qualidade do movimento;
Bonnie Cohen: Body-Mind Centering;
Steve Paxton: Contato e improvisação;
Angel e Klauss Vianna: Conscientização do movimento.

Módulo IV: A condição dos olhos:
Prática e reflexão sobre a dança e a pintura.: Edgar Degas.
Vídeo-dança.

Metodologia:
Vivência das Jornadas.
Escrita Diário das Sensações
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Freqüência
Criação e apresentação da dança de cada uma.
Entrega dos registros e cadernos.



Bibliografia:
BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão-corpo: identidade e autonomia do movimento. 4ª. Ed. São Paulo. Summus. 1998.
BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. São Paulo; Martins Fontes. 1987.
CARMO, Paulo S. A fruição do olhar. In: Paulo S. Carmo. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: Educ, p.53-70. 2002.
GROVE, Bernd. Degas. Tradução; Alice Milheiro, Lisboa, Köln; Tachen. 2001
FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, 53. Campinas, SP; Papirus. p. 31-55. 2000.
LEAL, Patrícia. Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban, São Paulo: FAPESP/Anna Blume. 2006
RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus. 2007.
OLIVEIRA, Denise. A imagem na cena de dança contemporânea. In: Lições de Dança 3; Rio de Janeiro; UniverCidade, p. 53-76; 2002.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Anna Blume. 2000.
VALERY, Paul. Degas Dança Desenho. São Paulo; Cosac & Naify. 2003.
VIANNA, Klauss. A dança. Col. Marco A. Carvalho. São Paulo: Summus. 2005


Videografia:
BERTAZZO, Ivaldo. Samwaad: rua do encontro. São Paulo. SESC, 2004
BOGÉA, Inês e ROIZENBLIT, Sérgio: Maria Duschenes: o espaço do movimento. São Paulo: FUNARTE. 2006.
BRIGHTMAN, Sarah. Haren: a desert fantasy. 2003.
FREIRE, Ida Mara. Quatro. Potlach Grupo de Dança. 2005.
LARKIN, Ryan. Walking. Anima mundi. vol. 4. 1970
MADREDEUS BALLET, Mar. (Contemporâneo) Lisboa. 2006.
WEBBER, Andrew Lloyd. Cats. (Musical)Inglaterra: Universal. 1998

Consulta: Research in Dance Education www. informaworld.com/RID

Nenhum comentário:

Postar um comentário